Como ter uma franquia de sucesso

franquia de sucesso - Como ter uma franquia de sucesso

Ter uma franquia vale a pena. Afinal existem vários exemplos de empresários e empreendedores que mudaram de vida ao adquirir uma franquia de sucesso.

Somente no Brasil, são mais de 146 mil franquias. Só para ilustrar, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o faturamento do setor é 163 bilhões de reais por ano, com estimativa de crescimento de 8%.

Com toda a certeza, apenas investir o capital em uma franquia não significa que franqueado e franqueador serão os novos ricos do momento.

Existem estratégias de marketing e outros fatores que devem ser difundidos pelo empreendedor e sua equipe para que o trabalho se transforme em dinheiro.

Quem está começando sabe que nem sempre as pessoas que estão no mercado gostam de compartilhar seus segredos. Porém, decidi te ajudar e mostrar atalhos para que você saiba como abrir uma franquia de sucesso.

Aproveite a leitura!

O que fazer para ter uma franquia?

Antes de mais nada, é preciso fazer um planejamento para entender o que é uma franquia e checar se esse modelo de negócios é o mais adequado para o seu perfil como empreendedor.

Basicamente, as etapas para conseguir uma franquia de sucesso são:

Escolha um segmento que te inspira

Por mais que o franqueado seja o dono do local onde a franquia está licenciada para funcionar, o empreendedor é a pessoa que mais trabalha.

Então, escolher um nicho ligado as coisas que gosta ajuda a se manter motivado diariamente.

Prefira opções de franquias de alta rentabilidade

Sem dúvida, no setor de franquias existem oportunidades de retorno do investimento mais rápido em alguns tipos de negócios.

Escolher uma área nova e que tenha clientes em potencial é o primeiro passo para ter uma franquia de sucesso.

Só para ilustrar, as franquias de alimentação são um investimento de grande demanda. Além disso, geralmente são marcas consolidadas nacional e internacionalmente onde o público em geral já possui uma identificação natural com os pratos e lanches oferecidos.

Conheça o mercado

Pesquise a região onde sua franquia será instalada. É preciso obter informações detalhadas sobre várias coisas, a saber:

  • Quem são os meus concorrentes?
  • Qual é o perfil do meu cliente?
  • Quanto o público-alvo está disposto a pagar pelo meu produto?
  • É necessário investir nas mídias sociais além da divulgação offline?
  • Existe mão-de-obra qualificada para o serviço ou terei que procurar colaboradores de fora?
  • Qual o número de filiais da franquia que escolhi estão próximas do meu ponto?
  • Que diferencial eu vou ter?

Geralmente as franquias possuem um perfil de franqueado ideal. Ao propósito, conhecer esse perfil e saber o tipo de empreendedor que estão procurando ajuda a entender melhor o modelo de negócio e se preparar para as entrevistas e treinamentos.

Crie um atendimento de excelência

Franqueadores de sucesso estão sempre procurando formas de encantar o cliente.

Visto que, uma franquia do McDonald’s da O Boticário até mesmo uma Cacau Show pode ser encontrada com certa facilidade nas grandes cidades, o que vai fazer o seu comprador escolher você é a maneira como ele é tratado quando está na loja.

No momento em que o atendimento for o diferencial você e sua equipe podem adotar algumas ações:

  • Explicar detalhes sobre lançamentos e sugerir novidades
  • Atender o cliente o mais rápido possível, principalmente em lojas de alimentação
  • Ser cordial e paciente
  • Avaliar como o atendimento está sendo realizado e otimizar serviços

Tenha uma rotina de trabalho

Logo que a ideia da franquia é replicar um modelo de negócio a rotina de trabalho é algo que deve ser mantido conforme os treinamentos.

Em suma, tudo o que acontece no negócio é calculado, desde o design do produto até o pós-venda.

Assim, franqueadores devem entender que a rotina é algo bom. Ela otimiza as tarefas e o curso de trabalho deve ser seguido da forma planejada para que o sucesso aconteça.

Desenvolva o espírito de liderança

leader 2206099 1920 1024x795 - Como ter uma franquia de sucesso

Muitos empreendedores destacam a liderança como um dos motores que fazem uma franquia de sucesso funcionar. Dessa maneira a sua atitude diante dos colaboradores é que irá fazer com que acreditem na sua visão de futuro e comecem a tirar a ideia do papel.

De fato, para ser um vencedor é preciso ter foco e espírito de equipe. Vale lembrar que, mesmo que a sua franquia seja de algum serviço digital, sempre estaremos em contato com pessoas.

Entender as potencialidades dos funcionários, saber em que momento o cliente está satisfeito e ter curiosidade para elaborar novas estratégias são características desenvolvidas pelo empreendedor nato.

Colocando as ideias em prática

Talvez, abrir uma franquia pode ser uma ideia que já está na sua cabeça há algum tempo, mas ainda não conseguiu colocar em prática.

Em momentos de crise é difícil pensar fora da caixa e investir em algo totalmente novo. Esse receio é normal, já que não é possível ter certeza se o empreendimento terá retorno certo.

Por outro lado, é preciso ter uma reserva financeira até que o negócio tenha clientes fidelizados.

O que eu quero te dizer é que tudo bem, você pode ter dúvidas e pensar um pouco antes de agir. As franquias são um modelo que já foi testado por anos e tem retorno superior a uma empresa comum.

Sob o mesmo ponto de vista, ao fazer parte de uma franquia, é possível encontrar apoio e profissionais qualificados para entender o momento da economia.

Através de treinamentos e campanhas de divulgação em massa franquias de sucesso no Brasil continuam vendendo mesmo em períodos de sazonalidade.

No artigo você viu, passo a passo, como ter uma franquia de sucesso. Espero que minhas dicas te ajudem a ter a vida que você merece. Bons negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *