COMO ABRIR NEGÓCIO LUCRATIVO COM POUCO DINHEIRO

O momento de abrir um bom negócio é sempre uma fase de grande expectativa, por mais que se faça um ótimo planejamento – e definitivamente é um momento de investir.

Agora, o desafio é tornar um bom negócio viável apesar dos grandes investimentos que precisam ser feitos nos primeiros passos – por isso o processo de validação, estudo e planejamento do negócio é tão importante.

Neste artigo nós vamos falar sobre a melhor forma de começar um bom negócio, com uma estrutura enxuta que garanta a sua viabilidade antes de entrar para uma execução massiva.

O conceito de Lean Startup

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Há diversos livros e gurus dos negócios que podemos citar nos últimos anos, e que vão nos ensinar valiosas lições de negócios – mas um livro em específico mudou a cabeça de muitas pessoas, e até mesmo do mercado, quando falamos em validação de um bom negócio.

O conceito apresentado por Eric Ries no livro “Lean Startup”, ou “Startup Enxuta”, apresenta a ideia de que as empresas não precisam começar grandes para se tornar grandes.

Este é um conceito que se aplica muito ao universo da tecnologia, e é muito bem considerado até o momento, afinal tantas iniciativas de peso que temos hoje não teriam sido viáveis se não tivessem começado pequenas – muitas vezes por anos de atividade na garagem ou no quarto de um de seus fundadores.

Se pensarmos nos primórdios da história do empreendedorismo, quando começamos a entrar nos processos fabris, junto do movimento do fordismo, tantos negócios que hoje são dominantes no mercado começaram em pequenas garagens.

Pense na HP, Windows, Apple, Harley Davidson – foram empresas que nasceram do conceito de testar o seu produto, começar pequeno, fazer funcionar, antes de explodir uma produção, ou um grande prédio.

Tudo se trata de fazer acontecer.

Começando grande, acabando rápido

É muito provável que você tenha conhecido ou visto um bom negócio que começou suas atividades e as encerrou tão rápido quanto começou.

Você certamente conhece a sensação de pensar “Nossa, existia uma loja aqui, e eles fecharam tão rápido!”

A verdade é que isso pode apontar um grande despreparo no planejamento, que poderia ser muito bem compensado com um bom planejamento e um ótimo plano de negócios – e inclusive, aconselhamos você a ler o nosso artigo completo sobre como desenvolver um plano de negócios simples e eficaz clicando aqui.

O segundo fator é colocar o seu conceito em prova – uma fase tão desvalorizada nas iniciativas empreendedoras de hoje em dia, provavelmente fruto de um empreendedor afoito.

Colocando o conceito na prática

Vamos imaginar um conceito bastante simples: Digamos que na sua região você não conhece nenhuma loja de roupas que tenha produtos plus-size, para o público acima do peso.

O primeiro pensamento de um empreendedor é “Poderiamos abrir uma loja de roupas plus-size nesta região!”

A ideia parece ótima – mas comece a pensar nos custos iniciais desta operação:

  • A locação de um ponto comercial
  • Reforma deste ponto
  • Mobiliário de loja
  • Decoração
  • Estoque inicial da loja
  • Custo com Funcionários
  • Propaganda

É uma lista que não para de crescer – e o principal pode não ter sido observado:

Será que existe mesmo esta demanda do seu bom negócio?

Porque não colocar a prova, fazendo um teste de operação enxuto.

Ao invés de abrir uma grande loja, compre 2mil reais de estoque de roupas, inicie uma conta no Instagram e uma no Facebook para publicar seus produtos, promova estes produtos, faça lives, ganhe seguidores, transforme estes seguidores em fãs – e principalmente, crie a demanda antes da loja ser feita.

O conceito a ser adotado então é:

Qual é o menor formato de operação possível para começar e testar o produto?

Isso é o que chamamos de PMV – Produto mínimo viável.

Como você pode fazer a sua ideia funcionar com o menor investimento e esforço possível.

A relação deste perfil de abordagem com o sucesso é muito simples:

Você não coloca o seu dinheiro na materialização do negócio – você deixa o mercado responder, e financiar a ideia para comprovar que você está perante um bom negócio.

Ao longo da sua atividade, a sua ideia inicial de modelo de negócios pode até mesmo mudar, e você pode vir a perceber que a loja física não é viável, pois iria limitar a sua atuação, e quem sabe investir em um e-commerce de roupas plus-size seja o ideal.

Um pensamento replicável

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Neste artigo nós exploramos um pouco a ideia de uma loja de roupas – mas isso pode se estender a praticamente qualquer modelo de negócios.

A pergunta central se mantém:

Qual é o menor formato de operação possível para começar e testar o produto?

Então se você quer abrir uma padaria, comece a vender pão no seu carro, com uma caixa de som de porta em porta – o público da região é receptivo à ideia?

Se você quer lançar uma indústria para produzir um produto inovador, é possível encomendar os primeiros protótipos e coloca-los em teste, e até realizar as primeiras vendas? Ainda que não haja lucro nesta transação, o foco ainda não é lucro, é testar a aceitação de mercado.

Entenda bem qual é o foco do seu teste, e coloque o seu produto em ação – ninguém melhor que o mercado para responder para a demanda que você cria.

Acredite, este conceito pode te fazer economizar milhões.

Veja ainda: VOCÊ É RELAXADO COM SUA LOJA?

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