Plano de Negócios Canvas Simples e Eficaz

“Boa sorte é o que acontece quando oportunidade encontra o planejamento” – Thomas Edison

Observando esta frase você provavelmente começa a repensar os diversos casos de pessoas que tiveram sucesso e que nós costumamos atribuir a sorte.

A verdade sobre a sorte, que podemos chamar de oportunidade, é que ela não dura muito se não estiver um bom planejamento.

E como nós queremos que você consiga trabalhar de forma estratégica no seu negócio, preparamos neste artigo um modelo de plano de negócios eficaz e simples para você elaborar agora mesmo, e potencializar o sucesso do seu negócio.

O modelo mais simples – e também o mais eficiente

Se você pesquisar bastante, vai encontrar dezenas ou até centenas de formatos e templates para elaboração de um plano de negócios, vindo dos mais variados gurus dos negócios.

A provável verdade é que 80% deles seja apenas uma variação do modelo mais comum de plano de negócios, e que funciona para qualquer tipo de negócio – e estamos falando do modelo Canvas de plano de negócios.

Este plano de negócios é um mapa visual de sua empresa, uma ferramenta que ajuda o empreendedor a desenvolver seu Plano de negócios através de 9 etapas estratégicas.

Cada

Sem mais delongas, que tal colocar a mão na massa e partir para a ação!?

Plano de negócios Canvas – Passo a passo

1ª etapa – Proposta de valor

Este é o espaço dedicado à estabelecer quem você é e o que você tem que pode usar a favor do seu cliente.

É o momento que você vai discriminar os seus recursos pessoais, conhecimentos, habilidades, interesses e experiência que vão favorecer a entrega de valor e solução do problema principal dele.

O ideal é que você comece pelo cliente para entender as suas necessidades sem ter a influência da solução.

Tarefas do cliente

Procure entender como o seu cliente resolve esse problema, necessidades que querem satisfazer ou problemas que querem resolver.

Dores

Classifique cada dor como severa ou leve e indique a sua frequência, descrevendo o que aborreça o seu cliente na resolução do problema, relativo a custos financeiros, emoções negativas ou riscos.

Ganhos

Vamos agora aos benefícios que o seu cliente espera, deseja ou pelo qual seria surpreendido, podendo ser utilidades funcionais, ganhos sociais, emoções positivas ou economias.

Produto & Serviços

Liste os produtos e/ou serviços que serão entregues, identifique quais tarefas você pode auxiliar o cliente a resolver, sociais, emocionais, necessidades básicas…

Analgésicos

Descreva quais dores do seu cliente você está aliviando para a realização da tarefa com o fornecimento do seu serviço ou produto.

Criadores de ganho

Como a sua proposta de valor cria ganhos para o seu cliente, como os benefícios são criados e se o desejo ou a expectativa serão satisfeitos.

2ª etapa – Segmento de clientes

Agora que você já sabe qual a solução que o seu negócio provê e o que você entrega em relação à este problema, você precisa definir quem é o seu cliente ideal, aquela pessoa que vai precisar do seu trabalho – defina aspectos claros. Como ela é, o que ela faz, qual a profissão ou segmento?

3ª etapa – Canais

Como seu cliente compra e recebe seu produto ou serviço?

Descreva quais os canais de vendas são mais eficientes para seu nicho de mercado (internet, site ou um ponto de atendimento fixo). Estabeleça como será feita a entrega da proposta de valor ao cliente, de forma que este contato se integre no dia a dia dele.

Defina os canais de comunicação, considerando onde e de que forma será feita a entrega do produto ou serviço.

etapa – Relacionamento

Este é o espaço do plano de negócios que oferece uma visão geral de atendimento ao cliente desde o primeiro contato com alguma divulgação de seu produto até o póscompra.  

O segredo é garantir uma boa experiência na compra que pode ser o grande diferencial em suas vendas gerando a fidelização.

5ª etapa – Atividades

Quais as atividades e processos sua proposta de valor necessita para atingir seu objetivo? São as ações mais importantes que uma empresa deve executar para operar com sucesso.

6ª etapa – Parcerias

Quem são seus principais parceiros e fornecedores, e quais recursos você está adquirindo deles?

Os parceiros e fornecedores podem te ajudar, de forma otimizada e mais econômica, a conseguir mais clientes e resolver os problemas de mais pessoas, alcançando de forma mais fácil recursos necessários podendo reduzir a competitividade.

7ª etapa – Recursos Principais

De que ferramentas ou recursos o seu negócio depende para funcionar e crescer? Podem ser pessoas, podem ser material, pode ser contatos – talvez no começo você pense em muitas coisas, porém ao longo do seu plano de negócios executado, é interessante limpar esta lista para focar nos principais.

8ª etapa – Fontes de receita

Esta provavelmente é a parte preferida do empreendedor, porém algumas vezes pode ser a mais confusa: como você ganha dinheiro com o seu negócio? Os empreendedores podem acabar se encantando com muitas possibilidades e perder o foco de ter fontes principais de receita, onde você colocará mais atenção.

9ª etapa – Custos

Quanto vai te custar para manter a estrutura que vai te permitir executar tudo o que foi falado até agora?

O momento é de colocar esta atividade na balança, a fim de calcular com clareza suas despesas fixas e variáveis para que você não venha ter surpresas desagradáveis no meio do empreendimento.

Plano de Negócios

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Plano de negócios vivo: Como usar o Canvas no dia a dia

O maior fator de desmotivação de muitos empreendedores no momento de elaborar o seu plano de negócios no Canvas está em não perceber a realidade desta ferramenta:

O plano de negócios é uma ferramenta viva.

Com mais clareza e menos tempo você pode criar o canvas a fim de ter a chance de verificar e corrigir em tempo hábil todos os movimentos da empresa, colocando em foco tudo que é mais importante a fim de que descubra elos que não teria percebido em um longo texto descritivo.

Observe qualquer empresa que você admire – nenhuma delas alcançou o sucesso ao acaso.

Os grandes sucessos foram elaborados através de trabalho direcionado, com planejamento e ação.

E se você está aqui, acompanhando este material, você entende bem o poder de buscar as soluções necessárias para atingir o seu sucesso – agora basta acreditar e seguir o passo a passo.

Um plano de negócios com ações combinadas, certamente vão gerado um efeito chamado por alguns de “sorte”.

Deixe sua dúvida sobre canvas, sugestão ou o que achou do artigo nos comentários e continue nos acompanhando para mais dicas sobre criação de novos negócios e empreendedorismo.

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