Você é um empreendedor?

A cada momento surgem novos negócios no país. Contudo, há características em um empreendedor que podem definir se ele terá sucesso ou fracasso.

Uma vez que ser um microempreendedor individual é uma oportunidade real de investir e sair da crise, acredito que você já imaginou que pode vir a empreender também, não é mesmo?

Pensando nisso, preparei um guia com algumas características comportamentais que a pessoa deve ter para ser um empreendedor de sucesso.

Minha ideia aqui é te ajudar, já que, após ler o artigo será bem mais fácil se dedicar a essa tarefa e transformar o seu sonho em realidade.

A fim de saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

O que é ser empreendedor?

Para explicar o que um empreendedor faz, em suma, é preciso entender o que é o empreendedorismo.

Chamamos de empreendedorismo a ação de criar um negócio a partir da:

  • Análise e planejamento de oportunidades de geração de renda
  • Iniciativa para novos projetos
  • Gestão, organização e liderança de empreendimentos

8 Características de um empreendedor 

A pessoa que entra no mundo do empreendedorismo deve possuir essas características

1. Autoconfiança

Em primeiro lugar, confiar em si mesmo é fundamental para quem deseja fazer parte de um negócio próprio. Afinal, o empreendedor transforma problemas em soluções, logo precisa acreditar que sua ideia é a melhor desde o começo.

2. Curiosidade

Essa é uma das características de um empreendedor que mais pode favorecê-lo. Antes de mais nada, quem é curioso é capaz de pensar fora da caixa e encontrar ideias de maneira prática no dia a dia.

3. Liderança

leader 2206099 1920 1024x795 - Você é um empreendedor?

Logo que iniciar seu negócio será preciso atrair pessoas e colaboradores para que sua ideia vire realidade o quanto antes. O empreendedor com espírito de liderança é apto a:

  • Planejar todo o processo do negócio
  • Delegar tarefas
  • Dividir funções
  • Motivar sua equipe
  • Investir no potencial de cada colaborador
  • Gostar de aprender

No momento em que o mundo está em constante mudança, aprender continuamente é o segredo de quem é um empreendedor bem-sucedido.

Além de ter o seu negócio é preciso estudar sempre:

  • Saber as tendências para o setor
  • Conhecer os concorrentes
  • Buscar novas tecnologias
  • Se capacitar e fazer cursos com frequência
  • Persistência

Por certo, quem deseja empreender não pode se abalar se as coisas não acontecem como o esperado.

Por isso, a persistência é uma grande característica do empreendedor.

Nem sempre você será próspero no primeiro momento da sua ideia. É comum ouvir histórias de pessoas que fracassaram em um primeiro momento, porém, insistiram, reavaliaram sua estratégia e começaram mais fortes e preparadas para o setor.

4. Organização

Sem dúvida, ser uma pessoa organizada é um ponto positivo na personalidade empreendedora. Organizar o seu dia otimiza suas tarefas e aumenta a sua produtividade.

Assim, saber quais tarefas precisa realizar, que ações devem ser realizadas primeiro e quando precisa de ajuda para desenvolver seus serviços vão te ajudar a prosperar.

5. Eficiência

Inegavelmente, buscar o melhor para o seu serviço é vital para quem deseja trabalhar por conta própria. Seja como for o seu negócio, independentemente da área que deseja empreender a concorrência sempre vai existir.

Assim, quando seu lema é ser o melhor, a eficiência se transforma em diferencial e garante lucros e fidelização de clientes.

6. Ousadia

A fim de se destacar como empreendedor, ter ousadia é um bônus e tanto para quem quer ser um profissional modelo.

Quem é ousado não tem medo de assumir riscos e de procurar parcerias, sobretudo quando se está começando.

Outra vantagem de ser ousado é que você pode traçar estratégias de marketing diferentes e deixar a sua marca.

7. Como usar as características de um empreendedor?

Em contrapartida a outras profissões, o empreendedorismo cresce em momentos de dificuldade. Isso é possível porque o profissional investe atendendo aos desejos do seu nicho.

Só para ilustrar, as características de um empreendedor vão de encontro com as dores do cliente. Nada é por acaso, tudo que é posto à venda tem uma persona e uma necessidade real de uso.

Assim, é possível vender o produto antes mesmo de ser lançado, apenas com a expectativa dos clientes que entendem o quanto aquele serviço é importante para solucionar seus problemas.

8. Que características empreendedoras eu tenho?

Ao passo que você já sabe quais são as 8 características de um empreendedor é hora de refletir e saber, honestamente, se o seu perfil se parece com o citado acima.

Se acaso não tiver uma ou outra característica da lista, não se preocupe! Nem todos nascem com o perfil para empreender, mas, é possível trabalhar essas habilidades e construir uma personalidade empreendedora com o passar do tempo.

O empreendedor iniciante acaba aprendendo na prática qual a melhor forma de agir e se posicionar diante das adversidades e desafios.

Procure pessoas da sua área e converse sobre o assunto. Ao propósito, elas podem te passar experiência e criar atalhos para que você esteja mais confiante na sua caminhada.

Com toda a certeza, aqui no blog também preparei outras dicas para que o empreendedorismo seja cada vez mais presente na sua vida.

Seja autêntico e tenha bons frutos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *